quarta-feira, 24 de novembro de 2010

O cuidar com os prazeres do peito


Espero que ao ler essa matéria, pensemos um pouco mais sobre como vemos o cuidado com a nossa saúde. Convido você a entender e divulgar os cuidados com o câncer de mama. 
Hoje nos países ocidentais é uma das principais causas de morte em mulheres, ou seja é dados que merecem atenção e prevenção. Sabemos que o câncer é uma doença que mete medo, por isso temos que ter cuidado. Existem fatores de risco que nem imaginamos, mas que é verídico. 10% do total de casos de câncer de mama é o familiar. Portanto, se em sua família existem relatos de caso desse tipo de câncer, procure o médico. Existem outros fatores como a menarca idade da 1ª menstruação, menopausa tardia após os 50 anos, 1ª gravidez após os 30 anos, e não ter tido filhos.
Então, precisa-se que tenhamos noção desses fatores para começar o trabalho de prevenção,  como o auto-exame, que deve se fazer a após 12 dias da menstruação. A mamografia é também outro exame que é mais eficaz para detectar tumores ou qualquer outras alterações nas mamas.
Sintomas palpável que são o nódulo ou tumor no seio acompanhado ou não de dor mamária. Podem surgir na pele que recobre a mama abaulamentos ou retrações ou aspecto semelhante a casca de uma laranja.
Vocês devem saber que no Brasil, o rastreamento mamográfico para mulheres de 50 a 69 anos é a estratégia recomendada para controle do câncer de mama. Exame clínico anual das mamas para mulheres de 40 a 49 anos também devem ser solicitados pelos médicos e oferecidos pelo SUS, que em 2004, um documento chamado de Consenso para o Controle do Câncer de Mama, considera como principal estratégia de rastreamento um exame mamográfico pelo menos a cada dois anos para mulheres de 50 a 69 anos, e o exame clínico das mamas para mulheres de 40 a 49 anos. Para quem tem histórico na família de câncer de mama em parentes de 1º grau recomenda-se o exame também em mulheres a partir dos 35 anos.
Atenção mulheres, não descuidem da sua sáude. Homens vocês também podem incentivar suas mulheres, namoradas a fazerem o exame. Mas o incentivo também deve ser de familiares e daqueles que tem cuidados com quem ama. É preciso que encontremos o prazer de sermos importantes, para assim começarmos a tomar cuidados com nossa saúde, não só o câncer de mama, mas para qualquer outra alteração em nosso corpo.
O nº de casos de câncer de mama para o ano de 2010 será de 49.240, para cada 100 mil mulheres 49 casos. É um dado preocupante, e nós podemos mudar esses dados se tivermos atenção ao nosso corpo, procurar o médico, fazer exames. Esses gestos nos possibilitará uma qualidade de vida que sempre procuramos.
Portanto, que tal começar a pensar nisso e repassar essas informações? Conto com você leitor para juntos na parceria virtual evitarmos o crescimento dessa estatística, e assim sermos mais felizes em saber que estamos saudáveis.

Maria dos Prazeres Pereira da Silva

www.inca.gov.br/estimativa 2010/index



Nenhum comentário:

Postar um comentário