domingo, 14 de novembro de 2010

O sentimento Amor e os prazeres de dores da alma


Como procurar manifestar esse sentimento que nos enaltece, mas também muitas vezes nos dilacera a alma. O amor, é como um vendaval, arrasta de nós o mais puro e os mais dolorosos gestos. É muito importante aprendermos a cultivar o amor próprio antes de sentí-lo por alguém. Aqui precisamente, falamos do amor que nos move para outra pessoa. Uma pessoa que não temos contato prévio, mas que um único olhar parece arrancar de nós toda paz e toda guerra. A pessoa que escolhemos amar, ou não escolhemos, nos causa contentamento se correspondido, mas se não nos correspondem... é como se o mundo desse uma parada e deixamos assim de viver, esquecemos que tem um universo ao nosso redor, outras pessoas, outros prazeres que nos faz bem. Mas cegamente só queremos enxergar aquela pessoa, queremos escolher o sofrimento, como se esse sentimento de rejeição nos fizessem bem. Pensamos em todas as hipóteses de erros, nos culpando sem erguer um único olhar para nós, sempre achando-se culpada, sem coragem de se perguntar: o erro é meu mesmo? Sou eu a causa dessa falta? E diante disso nos martirizamos, nos culpando, procurando os defeitos, nos resguardando numa tortura sem fim. E o outro, Como fica? Será que está sofrendo ou se divertindo com o nosso abatimento? Com uma felicidade enorme em saber que está sendo amado, desejado, e que isso já é suficiente, para nem importa-se com quem sofre desse sentimento que só é substituível por outro, que em uma mulher é fatal: a vingança. Porque muitas vezes nos deixamos ser seduzidas pela vingança, no ato de uma rejeição, do que procurar se curar. Se curar mesmo. Pois o amor não correspondido é uma doença, que nos causa outros sentimentos que não devíamos ter; como o ódio, a vingança, a dor, a angústia, a ausência de vida e assim vamos colocando em nossos dias, uma elevada dose de tempo, planejando o que fazer para ser amada. E o que falta em nós? Será que estamos nos amando, nos colocando em 1º lugar? Estamos deixando de curtir outros prazeres da vida para nos torturar por quem? Por quê? Com qual objetivo?
Vamos agora pensar em algumas dicas para sair desse marasmo que você pode se encontrar nesse momento:
Não se torture, a tortura mental apodrecem os neurônios, e deixamos de pensar melhor e mais rápido.
Não vá as festas com sentimento de vingança, pois aí você vai ao desespero e acaba fazendo algo que vai se arrepender depois. O arrependimento é uma arma poderosa só para os covardes e fracos.
Não alugue os seus amigos remoendo o abandono, pois um cd arranhado, repetitivo nos cansa, e os amigos cansados se afastam bem rápido. Pensem nisso, aproveitem os amigos, para rirem, fazer loucuras e lhes possibilitarem momentos de resgate da autoestima.
Valorize o que você tem de melhor, mesmo que digam o contrário, se olhe no espelho se amando, pois o espelho é o reflexo da alma, e as pessoas vão lhe enxergar como você se vê.
Não use indiferença forçada, nem finja ter esse sentimento se você não tem, pois aí vai parecer mais oferecida e exibida do que indiferente.
Faça da dor uma pausa para aguçar as escolhas, seu coração é comandado por sua força, num elo amoroso de junção, coração e cerébro, e aí você se torna forte e preparada para vencer.
Ocupe sua mente com o que você puder, leia livros, revistas, jornais, se informe. Faça atividades físicas, ouça músicas que você gosta, mas não entre em melancolia, dance e viva. Os momentos dedicados aquilo que gostamos de fazer nos rejuvenesce.
Vá assim, procurando forças e momentos de alegria, para esquecer quem você ama, mas que não ama você. Não insista em alguém que não a quer, o carinho forçado é pior do que qualquer rejeição. Não vá aproveitar sua fragilidade para mendigar amor. Se tem alguém que vai querer se erguer, deve ser você, não espere isso dos outros. Comece dando início, para sua mente perceber que você quer, depois esse comando chega ao seu corpo, e então, perceberá que és mais forte do que previa, de que um amor não correspondido serviu para lhe fortalecer e não derrotar. O abatimento é a busca dos medrosos, e você deve ter coragem para vencê-lo.
Sinta-se poderosa, resguarde suas forças, como uma águia, que para se preparar para mudança se guarda durante meses, mas volta com desejo de vida que vence qualquer oponente. Portanto, seja águia! Nunca esqueça que você pode, é só querer.

Maria dos Prazeres Pereira da Silva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário