quinta-feira, 14 de julho de 2011

Os prazeres de gerar gentilezas

"O mundo é uma escola
A vida é o circo
Amor palavra que liberta
Já dizia o profeta"
Esse trecho é da música de Marisa Monte, cujo nome é Gentileza. Faz uma linda homenagem a quem dedicou um pouco da vida a escrever sobre amor e gentilezas que devemos ter no dia-a-dia e que muitas vezes não damos importância em não praticar.

Esse homem por  nome de José Datrino, conhecido então como Profeta Gentileza, chegou a escrever um pouco dos seus pensamento em pilastras de viaduto que somou-se 1,5 km. Sempre em verde e amarelo, fazia alusão à sua crítica de mundo e sua alternativa de mal-estar da civilização.
 Com o decorrer dos anos, os murais foram danificados por pichadores, sofreram vandalismo, e mais tarde cobertos com tinta de cor cinza. A eliminação das inscrições foi criticada e posteriormente com ajuda da prefeitura da cidade do Rio de Janeiro, foi organizado o projeto Rio com Gentileza, com o objetivo restaurar os murais das pilastras. Começaram a ser recuperadas em Janeiro de 1999. Em maio de 2000, a restauração das inscrições foi concluída e o patrimônio urbano carioca foi preservado.

Trazendo para hoje, o que falta no ser humano para gerar gentilezas?
Por que tem sido tão difícil a prática do amor?
As pessoas matam outros com tanta facilidade, tantos roubos, o que vem acontecendo para esse aumento violento da própria violência?
Talvez inverta a pergunta e ache a resposta dizendo que a falta de amor, humanidade e compreensão pode ter gerado esse crescimento da violência. Não quero me deter em estatísticas e nem em relatos, mas queria poder trazer a tona o pensamento do que fazermos para diminuir esse dado e não deixar crescer um índice que nos envergonham.
Quero com este espaço, poder escrever assuntos bons, alegres, informativos, mas nunca de violência, por que sinto vergonha de saber que lutamos pela igualdade e ao mesmo tempo outros de nossos semelhantes faz diferente, sentem prazer em matar, espancar, violentar...
Não, não quero isso para mim. Se não escrever sobre isso é ser ingênua e sonhadora, ótimo. Quero viver neste espaço e em minha vida a ingenuidade e o sonho de ser livre e ser quem eu sou. Portanto, se você também quer ser diferente e viver a alegria de cada sonho, comece agora a escolher suas pilastras, seus murais e escreva de forma sincera tudo que acredita ser sua verdade. Quem sabe assim nossa vida e a de quem amamos tenha mais colorido e os "quilômetros" vividos se estendam em paz e muito amor.
Comece agora! Faça a diferença e acredite: você pode!



Maria dos Prazeres Pereira da Silva

Um comentário:

  1. "comece agora a escolher suas pilastras, seus murais e escreva de forma sincera tudo que acredita ser sua verdade"
    Maria,
    Concordo com o quedisseste e vou seguir o conselho acima.
    Abraço
    Vânia

    ResponderExcluir